Possibilidade de melhorias futuras

Durante o desenvolvimento do projeto nos deparamos com alguma dificuldades que não puderam ser resolvidas nessa versão do sistema. Incialmente, o grande problema encontrado está relacionado com o desempenho de uso de memória do sistema. Hoje, a estratégia adotada inclui erguer em memória um arquivo xml contendo as decisões tomadas pelo Dirac. Estando em memória, o sistema consegue responder ao usuário de forma relativamente rápida. Em contrapartida, temos uma limitação do tamanho do video a ser codificado que pode ser analisado pelo nosso programa, pois, quanto mais o vídeo, maior o arquivo xml gerado. Dessa forma, dependendo da memória disponível o sistema não consegue abrir o arquivo e prosseguir com o processamento.

Outro ponto que não foi possível solucionar para essa versão é o trabalho com intervalos de frames. Apesar de todas as ferramentas envolvidas serem capazes de lidar com intervalos de frames durante o processamento, a arquitetura adotada desde o princípio não tinha levado isso em conta. Dessa forma, o programa é capaz de lidar com a indicação de um frame final diferente do original, mas não consegue lidar com um frame inicial diferente do 0.

Por fim, vemos na web um caminho natural para nosso projeto, por lidar com tecnologias abertas e por já estar disponível para a comunidade global. Dessa forma, um passo importante para ampliar a capacidade de acesso ao programa seria o de criar uma versão de interface ao usuário com capacidade multi-lingue. Além disso, seria muito importante colocar no ambiente web uma versão em inglês e até mesmo em português dessa documentação.

Last edited Mar 31, 2010 at 4:31 PM by raphamotta, version 1

Comments

No comments yet.