Introdução

Nosso projeto teve como atividade central o desenvolvimento de uma ferramenta didática de compressão de vídeo utilizando o codec Dirac, criado pela BBC. Para isso, iremos manipulamos uma série de opções de entrada que este codec nos oferece para verificarmos relações de qualidade e compressão, através de relatórios e indicadores e, por fim, através do vídeo resultante. Com essa ferramenta, podemos apresentar de forma clara o impacto das diferentes opções de codificação no resultado final, tornando o programa útil para discussões em classe nas matérias relacionadas à TV Digital.

Para tornar o desenvolvimento do projeto mais simples e rápido, foi adotada uma linguagem moderna, orientada a objetos e que a equipe envolvida tem mais experiência. Dessa forma, trabalhamos com o C#, linguagem desenvolvida pela Microsoft, e paralelamente com linguagem C, linguagem original do codec Dirac.

É importante destacar que inicialmente o objetivo do projeto era reescrever o Dirac em C#, de forma resumida. Entretanto, como o Dirac é um projeto bem escrito e documentado, além da linguagem C ser reconhecida como linguagem de alto desempenho para processamento de vídeo, foi decidido mudar o foco do projeto. Porém, o objetivo principal foi mantido, ou seja, a criação de uma ferramenta didática para apoio ao estudo da compressão de vídeo. Além disso, foram criados diversos instrumentos para analise passo a passo da codificação.

Foram feitas também diversas alterações no código original do Dirac, todas documentadas no próprio código. Essas alterações foram feitas para facilitar a integração da interface gráfica com o Dirac, e também para eliminar alguns bugs existem no codificador.

Last edited Mar 31, 2010 at 2:15 PM by tiagodeliberali, version 1

Comments

No comments yet.